A história do menino que viveu 100 anos

Posted by

 

Com o Dia Internacional do Voluntariado [5 de dezembro] a aproximar-se, a Associação de Amigos do Conservatório de Coimbra (A2C2) traz ao público da cidade um espetáculo que, sendo “um hino à vida e ao ser humano”, é também a mais bela metáfora ao serviço prestado a quem mais precisa, numa dádiva sem preço nem medida.

Esta noite, quando forem 21H30, a atriz Lídia Franco, numa interpretação da mais generosa e extraordinária entrega, a solo, dá corpo e voz às personagens que fazem o espetáculo “Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa”, do dramaturgo francês Eric-Emmanuel Schmitt, autor que a Bonifrates já levou à cena em Coimbra, com “Senhor Ibrahim e as flores do Corão”, numa encenação de João Maria André.

Em palco, a história do menino que, mercê do jogo com a Senhora Cor-de-Rosa, acaba por viver 100 anos de vida intensa, num tempo de apenas 10 dias, na ala do hospital pediátrico onde se encontra, com leucemia. Da vida “maravilhosa” que acabou por viver, deixaram testemunho as cartas que todos os dias escrevia a Deus…

Para Viriato Soromenho-Marques, este espetáculo – que estreou em 2008 no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, onde esteve dois meses e meio, sempre com lotações esgotadas, e desde então se tem apresentado um pouco por todo o país, renovando emoções entre todos os que o veem –, é “um hino à vida e ao teatro”. É, portanto, por todas as diversas razões já ditas, um espetáculo a não perder.

Com texto de Eric-Emmanuel Schmitt, traduzido por Ivone Moura e Lídia Franco, “Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa” tem encenação de Marcia Haufrecht, cenografia e figurinos de Ana Vaz, desenho de luz José Carlos Nascimento, adaptado por José Nuno Lima. Em palco, Lídia Franco faz uma peça com a duração de uma hora e meia, destinada ao público a partir dos 12 anos.

Os bilhetes encontram-se à venda no Conservatório de Música de Coimbra, com os seguintes preços: 10 euros para o público em geral, oito euros para (sócios da A2C2 e estudantes. Programação e reservas em www.facebook.com/A2C2.amigos.conservatorio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*