Semana do Caloiro de Viseu está em risco

Spread the love

A Comissão Administrativa da Federação Académica de Viseu (FAV), que estava encarregada de organizar a Semana do Caloiro, anunciou hoje a sua demissão, por considerar que houve, “em muitos momentos, tentativas e ações” para dificultar o seu trabalho.

A Comissão Administrativa, presidida por Pedro Osório, tinha sido criada no passado dia 04, em Assembleia Geral da FAV, na sequência de problemas na eleição para os órgãos desta federação.

Constituída por representantes das oito associações de estudantes das instituições de ensino superior de Viseu, ficou com a responsabilidade de organizar a Semana do Caloiro.

Hoje em conferência de imprensa, Pedro Osório contou que o presidente da direção cessante da FAV, José Rocha, apareceu na primeira reunião da Comissão Administrativa, informando que ainda se encontrava em funções, o que apanhou todos de surpresa.

No entanto, como José Rocha informou “que se iria demitir e solicitaria o mesmo aos restantes elementos da direção”, a Comissão Administrativa deu início ao seu trabalho, “construindo de raiz o cartaz e estabelecendo todos os contactos necessários para o bom funcionamento da Semana do Caloiro 2012”, explicou.

Pedro Osório lamentou que, “apesar da aparente harmonia e convergência para a realização do evento, nunca entre os órgãos cessantes da federação e os elementos da Comissão Administrativa houve um diálogo no sentido de proporcionar condições” para a realização da Semana do Caloiro.

“Pelo contrário, houve, em muitos momentos, tentativas e ações para dificultar e obstruir o trabalho desta equipa”, realçou.

Segundo Pedro Osório, houve membros da direção que não chegaram a pedir a demissão e foi dificultado o acesso a “material para trabalhar, como carimbos e recibos”, apenas entregues no domingo à noite, a menos de uma semana do primeiro dia da Semana do Caloiro.

A Semana do Caloiro 2012, marcada para o período entre 28 de outubro e 02 de novembro, tinha já um cartaz divulgado, cujos concertos estavam orçados em cerca de 40 mil euros.

“Já estabeleci contactos e não haverá qualquer custo para a academia com o cancelamento. Todos os parceiros perceberam o momento difícil para a academia”, disse Pedro Osório, explicando que apenas tem de ser pago o cartaz que foi publicitado, cujos custos serão divididos pelas várias associações de estudantes.

Contactado pela agência Lusa, José Rocha assegurou que sempre esteve disponível para ajudar a Comissão Administrativa, apesar de não lhe ter tido previamente comunicada a realização da Assembleia Geral onde esta foi constituída.

“Até já tinha colocado o meu lugar à disposição. Hoje fui apanhado de surpresa pela demissão da Comissão Administrativa”, afirmou.

José Rocha afirmou que, tal como ele, o vice-presidente e o tesoureiro da direção cessante da FAV já tinham feito o pedido a demissão, que teria de ser votado em Assembleia Geral.

“Perante os acontecimentos de hoje, vamos retirar os pedidos de demissão e fazer todos nos esforços para que Viseu não fique sem Semana do Caloiro”, assegurou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.