Opinião – Crise da sociedade – Cruz do Calvário

Posted by
Spread the love

M. Pignatelli Queiroz

Crise – Seguro e o PS querem retomar o controle do País a todo o custo. Porquê?… Porque este Governo, com cerca de 18 meses de vigência, “está a levar o país à bancarrota”? Em consonância, “o coro” de ( 2 ) dos antigos presidentes, pergunto: o que fizeram o Presidente Mário Soares e o (agora) incisivo e “guerreiro” Presidente Jorge Sampaio? Este parece um “torpedeiro” nas intervenções na CS. Desejará ser o tal “gestor”(?) de um Governo Provisório? Porque não? Não foi o PR que juntamente com o governador Victor Constâncio e aproveitando os abandonos de António Guterres e Durão Barroso que, inquinando os dados do INE, elaboraram uma articulada manobra que levaria ao golpe de Estado (legal?) que, sobrepondo-se a uma maioria absoluta levaram à derrocada final com a demissão do Governo de Santana Lopes na sequência do “preparado” pelo dueto para precipitar a retoma do poder pelo seu PS?

E o que se viu? Zero!… que agora querem lançar com um negativo, para o actual Governo. Com algumas ajudas é certo, das indefinições (?) do presidente do CDS e dos seus próximos e de algumas intervenções desajustadas de alguns responsáveis da área do PSD. Para já não falar dos confusos ataques do “defensor” socialista, Sr. D. Januário dos Reis Torgal . E outros e culpas próprias. E os presidentes Soares e Sampaio: porque não olham para o exemplo do Presidente Eanes, cujo rosto sério é reflexo da seriedade interior que recusou os para cima de 10 milhões cujo direito o TC lhe atribuiu e que ele recusou pois “só quero a reforma de General!”

E ainda a política: fiquei banzado com a intervenção de um deputado do PS – antigo CDS – que exige a suspensão da reprivatização da TAP “Por falta de transparência do processo”! O mesmo que, representando a empresa de Espanha que recusou o projecto por ser poluente, declarava “ aqui vai ficar o projecto de engorda do pregado, da Pescanova”, na praia de Mira , sem nada existir na altura, projectos estudos ambientais e que algum tempo depois o 1.º ministro José Sócrates inaugurava sem nada haver! Mais: se os Estudos de Impacte e a Avaliação de Impacte Ambiental foram “feitos”, a Declaração de Impacte Ambiental apresentava mais de sessenta, salvo erro, lacunas que não foram corrigidas… mas a Aquinova está a funcionar com os previsíveis danos para o ambiente e subsequente saúde dos consumidores. Transparência?!

E, agora, religião e as normais tentativas de confusão. Já referi as inverdades sobre mais uma afirmação feita por um grupo de Protestantes Presbiterianos da área da Figueira da Foz a propósito de “os Católicos adoram estátuas”! Agora, se o “entre aspas” é a exacta resposta sobre “Quais são as principais diferenças entre a Igreja Evangelista Presbiteriana e a Igreja Católica?” dada por uma pastora daquela Igreja essa diferença está na “questão da mediação”: Para os protestantes, a mediação com Deus é feita através de Jesus (portanto, para eles, Jesus não é Deus), “… para os católicos é feita por Jesus, Maria e pelos santos”.

Senhora Pastora, por favor, tem todo o direito às Crenças que admite, mas não pode repetir confusões! Para os Católicos, sabe bem, Jesus não é “mediador”, é Deus, como o é O Espírito Santo. E, Maria e os Santos, não são estátuas, são imagens a Deus, nós, Católicos, adoramos, os santos, veneramos. Nada de sofismas Irmã Pastora.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.