Jorge Bento: “A vida não se resolve com uma cunha”

Posted by
Spread the love

O presidente do conselho executivo da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM) presidiu à abertura da ação de empreendedorismo para estudantes do ensino secundário.

Falando para uma plateia cheia de gente jovem, Jorge Bento lembrou que “hoje é mais difícil”. No entanto, acrescentou, “a maior parte das vezes (a conjuntura) não é tão difícil como a pintam”, abrindo, assim, uma janela de esperança para os alunos presentes, habituados, também eles, às notícias que dão conta das portas que diariamente se fecham.

Porém, continuou Jorge Bento, “a vida não se resolve com um telefonema ao presidente da câmara a pedir-lhe emprego”. Por outro lado, disse ainda, “a cunha” também já pertence ao passado. Por isso, apontou aquela iniciativa da CIM – BM como pistas que se abrem para uma “nova solução”. Ou seja, o empreendedorismo e a criação do próprio emprego. “Sobretudo, sejam irreverentes, e nem sequer acreditem no que estou a dizer”, concluiu o autarca, proporcionado um momento de humor no auditório da Escola Secundária Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz.
João Ataíde, presidente da Câmara da Figueira da Foz, por seu lado, realçou que é junto das escolas que deve ser dinamizada uma cultura de empreendedorismo. Jorge Bento também já havia dito aos jornalistas que, com aquela iniciativa, a CIM – BM está a testar a capacidade empreendedora dos jovens. A propósito de empreender, o anfitrião, João Ataíde disse ainda: “no meu tempo, o empreendedorismo era visto como uma ambição desmedida. Havia até quem achasse que era pecado”. Hoje, porém, “pecado” é não empreender.

Empreendedorismo para adultos
A CIM – BM tem em curso um programa de apoio a empreendedores. Recentemente, a Incubadora de Empresas da Figueira da Foz recebeu o I Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo e o I Ciclo Desafios e Criação de Ideias e a apresentação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor da Figueira da Foz, que funcionará em rede com os restantes gabinetes locais do Baixo Mondego.
Na segunda parte da iniciativa, realizou-se a primeira sessão de criatividade integrada no Concurso de Empreendedorismo do Baixo Mondego, focalizada em problemas e oportunidades reais existentes na Figueira da Foz. E foi ainda apresentado o Concurso de Empreendedorismo da Figueira da Foz, a decorrer até 12 de dezembro.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.