Homem acusado de matar jovem julgado por tribunal de júri em Aveiro

Posted by
Spread the love

Um homem suspeito de ter matado em 2000 uma jovem de 18 anos começa na segunda-feira a ser julgado em Aveiro por um tribunal de júri, composto por quatro cidadãos e três juízes.

José Guedes, que assumiu ser o denominado ‘estripador de Lisboa’, negando-o mais tarde às autoridades policiais, está acusado pelo Ministério Público (MP) de um crime de homicídio qualificado e outro de fogo posto.

O julgamento com tribunal de júri foi pedido pelo MP e terá início pelas 09:30, no Tribunal de Aveiro.

O júri é composto por quatro jurados efetivos (três homens e uma mulher) com idades entre os 27 e os 54 anos, havendo entre os escolhidos um empresário, um motorista, um soldador e uma desempregada.

Há ainda quatro jurados suplentes que assistem a todas as audiências, mas só intervêm em caso de impossibilidade de algum dos efetivos.

A primeira sessão do julgamento deverá ser ocupada com a leitura da acusação pelo MP e o eventual depoimento do alegado homicida, que se encontra em prisão preventiva há quase um ano. No entanto, a advogada de José Guedes, Poliana Ribeiro, disse à Lusa que o arguido não vai prestar declarações nesta audiência.

O coletivo de juízes presidido por Vítor Soares já agendou mais cinco sessões para os dias 16, 17, 26, 29 e 31 de outubro para ouvir as 33 testemunhas de acusação, entre as quais se encontram a esposa e o filho de José Guedes e as jornalistas Felícia Cabrita e Maria Lopes, às quais o arguido terá confessado os crimes.

Segundo o despacho de acusação, a que a Lusa teve acesso, entre 13 e 16 de janeiro de 2000 José Guedes abordou a vítima no lugar da Póvoa do Paço, em Esgueira, com o pretexto de com ela manter relações sexuais remuneradas.

O alegado homicida terá conduzido depois a jovem a uma casa isolada em construção, onde lhe terá desferido diversos golpes na cabeça, usando um instrumento contundente não determinado, e ter-lhe-á apertado o pescoço, causando-lhe lesões fatais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.