Três suicídios por dia em Portugal

Posted by
Spread the love

 

As 9.as Jornadas sobre Comportamentos Suicidários iniciam-se hoje e comemoram os 20 anos da Consulta de Prevenção do Suicídio (CPS) do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). As jornadas decorrem até sábado, em Coimbra e no Luso, com um programa diversificado que inclui temas fraturantes da sociedade, de que são exemplos as novas drogas, a eutanásia, o suicídio assistido, o suicídio das crianças ou o internamento compulsivo de indivíduos com ideação suicida.

Os trabalhos iniciam-se hoje em Coimbra, com a realização de workshops no Serviço de Psiquiatria do CHUC, e as jornadas realizam-se amanhã e sábado no Grande Hotel do Luso.

O objetivo primordial da Consulta de Prevenção do Suicídio é a intervenção em crise do jovem que cometeu uma tentativa de suicídio. Para além da avaliação dos sintomas, é dada particular relevância ao compreender das narrativas do sofrimento.

Atualmente a CPS é constituída por Carlos Braz Saraiva, Francisco Alte da Veiga, Adelaide Craveiro, José Carlos Santos, Nuno Madeira, Joana Andrade e Paula Garrido.

Até ao fi nal de 2011, na CPS foram observados 1.193 doentes.

Todos os anos suicidam-se mais de 1000 pessoas em Portugal, isto é, três pessoas por dia. Os suicídios ocorrem principalmente na primavera e no verão.

Os métodos suicidas mais frequentes são o enforcamento, armas de fogo, pesticidas e precipitação. O perfi l do suicida é o de um homem adulto ou idoso vivendo no Centro ou no Sul.

(Versão completa na edição impressa)

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.