Legume típico protagoniza festival na Covilhã

Spread the love

A produção de cherovia, um legume típico da região da Cova da Beira, triplicou nos últimos quatro anos, segundo dados da organização do festival anual dedicado ao produto, que este ano decorre de 20 a 23 de setembro, na Covilhã.

Os mais recentes dados recolhidos junto de produtores levam José Cavaco, dinamizador do certame, a acreditar que, das habituais seis a sete toneladas por ano, o número cresceu “para perto de 20”.

O responsável acredita que “a promoção tem contribuído para o aumento do consumo desta raiz de extrema importância na dieta. Depois de um franco declínio, a cherovia voltou a ter destaque na mesa dos covilhanenses e na região”.

A cherovia parece-se com uma cenoura, tem a cor de um nabo e um toque de sabor a anis, sendo que a forma mais típica de a servir consiste em cozê-la e fritá-la envolta em farinha e ovos, cortada às fatias.

A quinta edição do Festival da Cherovia vai ocupar o Jardim Público da Covilhã com bancas de produtores e de outros empresários agrícolas e artesãos da região, além de espaços de restauração.

Haverá também animação ligada às tradições locais e ao folclore.

O festival é organizado em parceria pela Banda da Covilhã, Desertuna e Covilhã Eventos, com o apoio da Câmara da Covilhã.

Para quem quiser levar o legume para casa ainda antes e depois do festival, “o melhor é passar pelo Mercado Municipal da Covilhã, pela Loja do Agricultor” ou outros locais de compra direta aos produtores, conclui José Cavaco.

O legume conta ainda com uma confraria, designada de Confraria da Pastinaca (nome científico da Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e que recebeu os primeiros confrades em novembro de 2011.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.