Preço do gasóleo e da gasolina regressa às subidas na próxima semana

Posted by

O preço do gasóleo e da gasolina regressa às subidas na próxima semana, refletindo as cotações médias dos dois combustíveis nos mercados internacionais, com uma subida mais acentuada do preço da gasolina.

Fonte do setor adiantou à Lusa que a evolução das cotações nos mercados internacionais permite antecipar uma subida mais acentuada no preço da gasolina, que deverá ser de dois cêntimos por litro.

Já o preço do gasóleo deverá registar uma subida de inferior a um cêntimo, a partir de segunda-feira.

O preço médio do gasóleo atualmente é de 1,440 euros/litro, enquanto a gasolina 95 custa, em média, 1,636 euros/litro, segundo a informação disponibilizada pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), tendo como referência os preços de 2.598 postos de abastecimento em Portugal continental.

Desde o início de julho, quando se iniciou o mais recente ciclo de aumento das cotações dos dois combustíveis nas bombas, o gasóleo regista uma subida acumulada de 8 cêntimos e a gasolina cerca de 7,5 cêntimos. Ainda assim, encontram-se abaixo dos recordes registados em março e abril deste ano: cerca de quatro cêntimos abaixo no caso do gasóleo e nove cêntimos no caso da gasolina.

Segundo as estatísticas a DGEG, a queda no consumo de combustíveis rodoviários acentuou-se em maio passado, com uma redução de 8,3 por cento quando comparado com o período homólogo.

À exceção do GPL Auto, que apresentou um crescimento no consumo de mais 7,4 por cento, os outros combustíveis rodoviários apresentaram um agravamento na redução do consumo.

 

(Texto: Agência Lusa)

 

 

One Comment

  1. Abílio Ferreira says:

    Enquanto uns (poucos) enriquecem outros (muitos) estão cada vez mais ricos. Já há quem diga que Portugal está voltando ao 3º mundo. …e a GALP cada vez mais rica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>