Portugal entre 89 países que aplicam projeto de harmonização do treino em Cardiologia

Posted by
Spread the love

 

 

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) anunciou na quarta-feira que Portugal fará parte dos primeiros países a implementar um projeto pioneiro a nível mundial de harmonização do treino em cardiologia.

O projeto, que foi apresentado no passado fim de semana em Munique, num congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), será implementado “de forma progressiva, nos próximos meses nos 89 países que constituem a ESC”.

A Plataforma Eletrónica de Treino das Sub-Especialidades da Sociedade Europeia de Cardiologia irá ser utilizada pelas 55 sociedades nacionais que são membros de pleno direito da ESC, mas também a nível das 34 sociedades nacionais afiliadas da ESC localizadas um pouco por todo o mundo, representando perto de 70 mil cardiologistas.

Esta harmonização do treino da cardiologia europeia será baseada numa plataforma online designada por ESCeL (ESC e-Learning).

O responsável por este projeto é Lino Gonçalves, chefe de serviço de Cardiologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra-CHUC, regente da cadeira de Cardiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e vice-presidente da SPC.

A Sociedade Portuguesa de Cardiologia explicou que o objetivo é o de assegurar “um standard de treino de excelência que permita responder a um dos ideais estabelecido pela Comunidade Europeia, isto é, a livre circulação dos doentes e dos médicos através das fronteiras dos países que a constituem”.

“Este objetivo só será possível de atingir na sua plenitude através da oferta de um standard elevado e harmonizado, não só dos cuidados de saúde, mas também do treino dos profissionais envolvidos nesses cuidados. É também expectável que após terminar o seu treino os cardiologistas continuem a utilizar esta ferramenta para se manterem atualizados e para continuarem a praticar uma cardiologia de excelência ao longo de toda a sua carreira”, acrescenta.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.