Municípios de Estarreja e Águeda unem-se para poupar na recolha de lixo

Posted by

 

 

As câmaras de Estarreja (PSD/CDS-PP) e Águeda (PS) adjudicaram em conjunto à firma Luságua a recolha de lixo durante cinco anos por 3,2 milhões de euros, anunciou na segunda-feira a autarquia estarrejense.

O preço base do concurso, ao qual concorreram sete empresas, era de 4,4 milhões de euros. O município de Estarreja terá de suportar um encargo financeiro de 1,1 milhão de euros, cabendo o restante à autarquia aguedense.

Segundo a Câmara de Estarreja, a proposta escolhida permite uma redução significativa dos encargos atuais das autarquias agrupadas, onde até agora os serviços eram contratados individualmente.

“Mesmo sem o município de Aveiro, inicialmente envolvido na parceria, Estarreja e Águeda conseguiram uma redução expressiva nos gastos com este serviço, resultante deste modelo intermunicipal, e alguns necessários ajustamentos em termos de periodicidade de recolha, para que, mantendo a qualidade, se conseguisse uma diminuição de custo unitário por tonelada”, diz a autarquia estarrejense.

No caso de Estarreja, o município afirma que terá com esta parceria uma poupança superior a 700 mil euros, ou seja, cerca de 144 mil euros por ano na despesa referente aos resíduos sólidos urbanos.

O novo contrato prevê uma diminuição da periodicidade de recolha, que passará de diária para trissemanal, assim como a frequência de lavagem de contentores que passará de mensal para trimestral.

Para o vice-presidente da Câmara de Estarreja, Abílio Silveira, este é “mais um bom exemplo de como os municípios podem melhorar a sua forma de atuar, estabelecendo parcerias com o objetivo de conseguirem preços mais competitivos”.

“Seria bom para todos, nomeadamente para os municípios, o alargamento deste tipo de parcerias a fornecimento de outros bens ou serviços, ganhando-se uma escala maior e assim obtendo-se significativas poupanças financeiras”, adianta o autarca, que é também vereador do pelouro das Finanças.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>