A 620.ª edição da Feira de São Mateus, em Viseu, que decorre entre 10 de agosto e 23 de setembro, apresenta-se este ano com um cartaz que pretende cativar a juventude para uma das mais antigas feiras/festa portuguesas.
José Moreira, gerente executivo da Feira de São Mateus, apresenta o certame deste ano como momento de “alargar as fronteiras” para uma feira “nacional e mesmo internacional”.
A ideia passa por associar à Feira de São Mateus, ou Feira Franca de Viseu, uma marca constituída por uma “identidade estruturante” desenhada em trevo, sob a perspetiva de “Viseu” ser “tradição”, “festa” e “diversão”, explicou José Moreira.
Esta é uma festa à qual a Câmara Municipal de Viseu – como sublinha o presidente da autarquia, Fernando Ruas – se associa com o apoio financeiro, mas aponta à organização o protagonismo do desenrolar do evento.
A feira assume-se como um dos grandes momentos anuais da cidade, com a edição de 2011 a registar mais de 195 mil bilhetes vendidos.
A juventude aparece como destinatária privilegiada da feira que começa na sexta-feira, com o programa a destacar espetáculos com grupos como os Xutos & Pontapés (19 de agosto), The Gift (25), Boss AC (01 de setembro) ou Fingertips (22).
Fernando Pereira, Quim Barreiros e André Sardet também vão passar pelo palco da feira.
O programa tem, no entanto, outras atrações, de que se destacam os dias dedicados aos concelhos do distrito de Viseu, ou as mostras, exposições e espaços dedicados, como a Mostra Beirã, de 10 a 12 de agosto, a Mostra de Vinhos do Dão, de 24 a 26 de agosto, a Mostra Saúde e Bem Estar, de 06 a 09 de setembro, ou ainda a Festa do Brincar, de 14 a 16 de setembro.