Ciência Viva invade castelos e muralhas defensivas do Mondego

Posted by

 

 

 

Depois dos castelos de Penela, Montemor-o-Velho, Pombal e Soure segue-se Miranda do Corvo. É já no próximo dia 1 de setembro que Miranda do Corvo recebe a iniciativa Ciência viva nos castelos e muralhas do Mondego. Uma semana depois, a 8 de setembro, o evento acontece nas Torres de Coimbra.

Em 2011, pela primeira vez, a Ciência Viva no Verão lançou a “Ciência nos Castelos”, uma iniciativa que visa promover passeios científicos em torno dos castelos e fortalezas que marcaram a história do nosso país.

Este verão, o evento acontece em seis monumentos banhados pelo Mondego.

Os castelos e muralhas do Mondego recuperam a antiga Linha Defensiva do Mondego que, após a reconquista de Coimbra em 1064, surge para salvaguardar a sua defesa, veiculando uma história comum neste território.

O desafio proposto passa por desenvolver um jogo de descoberta em cada um destes “Castelos”, permitindo aos participantes descobrirem por eles próprios, e acompanhados por especialistas, diferentes ciências escondidas nos nossos monumentos.

As sessões nos castelos de Soure e de Pombal foram dinamizadas pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos. As restantes pela Agência para o Desenvolvimento dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego que acompanha a Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, constituída pelas cidades de Coimbra, Figueira da Foz e Pombal, e pelas vilas da Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela e Soure.

Criada a partir do reconhecimento do valor de um património comum que perdura desde os tempos ancestrais da reconquista cristã e do início da nacionalidade Portuguesa, a Rede Urbana dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego desenvolve uma estratégia centrada na competitividade e inovação. Com este programa pretende-se estabelecer uma colaboração de base temática, tendo como elemento unificador, os castelos e muralhas medievais.

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailPartilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>