Susana Paiva desenvolve em Coimbra escola para o espetáculo

Posted by
Spread the love

O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) de Coimbra acolhe a partir de setembro uma residência artística da fotógrafa Susana Paiva, onde desenvolverá durante um ano uma escola informal de fotografia.

O projeto, que encerra em finais de julho de 2013, para coincidir com o ciclo académico da universidade, compreende um workshop de fotografia do espetáculo, o projeto editorial da artista intitulado “Territórios do Olhar” e a inauguração do OpenShow Coimbra.

Susana Paiva revelou à agência Lusa que a escola informal de fotografia, a desenvolver ao longo de 11 meses, será para os participantes um “espaço de aprendizagem, descoberta e laboratório de novas metodologias em torno da fotografia de espetáculo”.

Ao longo da carreira de duas décadas como fotógrafa do espetáculo – confessou -, poucos foram os casos em que os criadores envolvidos nos espetáculos encararam a fotografia com alguma mais valia discursiva.

Em grande parte, os trabalhos “encerravam necessidades visuais muito específicas”, maioritariamente para “produzir imagética absorvida pela imprensa” ou que alimentaria os materiais gráficos produzidos pelas estruturas de criação.

Uma das exceções foi um convite, em 1997, do encenador e cineasta Jorge Silva Melo, de que resultou a exposição fotográfica “Corpo Volátil” no Centro Cultural de Belém, recorda.

“Sei hoje que, mesmo que a prática se encarregue de contrariar as minhas expectativas, a fotografia de espetáculo pode ser muito mais do que aquilo que o meu campo de oportunidade profissional oferece. E é por isso que hoje abraço tão entusiasticamente esta oportunidade com o Teatro Académico de Gil Vicente”, sublinhou.

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.