Segunda parte do MUN’danças cancelado por falta de público

Spread the love

A segunda parte do festival internacional de folkMUN’Danças”, programada para o período de 1 a 4 de agosto foi ontem cancelada devido à fraca adesão do público, revelou o responsável pela organização.

A decisão foi tomada depois de concluída na madrugada de ontem a primeira parte do evento, que decorreu desde o dia 26 na Praia Fluvial de Torres do Mondego.

Nuno Martins, coordenador-geral desta primeira edição, disse à agência que o festival ficou logo marcado negativamente no seu arranque com a avaria de um gerador, obrigando a cancelar dois concertos, e quando o público começava a chegar ao recinto.

Tivemos uma bilheteira quase nula. Houve pessoas que não entraram e a outras devolvemos o dinheiro”, referiu, acrescentando que o “MUN’Danças” não dispunha de apoios financeiros, apenas de alguns logísticos, e suportava nas receitas dos ingressos o pagamento de cachets às bandas, aos técnicos e aos professores de workshops.

Com as receitas de 300 ou 400 pessoas por noite cobriam-se as despesas, mas a melhor noite, de sábado, não terá ido além dos 150 ingressos vendidos, acrescentou.

“Não fazia sentido estar a prolongar mais este esforço. Era um esforço humano desproporcionado”, sublinhou Nuno Martins, aludindo à dedicação de 60 voluntários envolvidos na organização.

Referiu que o festival era “um sonho que foi concretizado”, e que “a grande lição” que se extrai é que em futuras edições terá de haver fontes alternativas de financiamento, para não estar exclusivamente dependente da bilheteira.

Em face da baixa adesão do público, o programa do último dia, domingo, já foi alterado, com a troca de duas bandas, para diminuir os encargos.

“Todos os compromissos estão a ser honrados. Todas as bandas estão a ser contactadas e está a ser resolvido caso a caso” o cancelamento dos contratos para a segunda fase do festival, referiu, frisando que a organização entretanto já angariou alguns apoios financeiros para ajudar a compensar a baixa bilheteira.

A segunda parte do “MUN’Danças”, de 1 e 4 de agosto, esteve inicialmente programada para a Guarda, em Aldeia Viçosa, e à ultima hora a ausência de condições locais levaram à sua transferência para Coimbra, na Praia Fluvial de Torres do Mondego.

 

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.