Peixe endémico ibérico em extinção existe na Mata do Buçaco

Posted by
Spread the love

O peixe bordalo, uma espécie endémica da Península Ibérica e que se encontra em via de extinção, foi agora identificado num curso de água da Mata do Buçaco.

“Na Mata do Buçaco foi a primeira vez que foi identificado. Está em risco de extinção mas ainda existe espontaneamente em algumas linhas de água doce”, revelou à agência Lusa Milene Matos, da Unidade de Vida Selvagem do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, que o identificou.

Trata-se de um peixe “de muito pequenas dimensões. Gosta de linhas de água corrente e extremamente límpidas, tem de ter alguma vegetação marginal e encontra-se mais junto aos fundões”, explicou.

Segundo Milene Matos, que desde 2004 faz trabalho de investigação na Mata do Buçaco, “a poluição, a construção de barragens, a perda de habitat e da qualidade do habitat sempre relacionado com a qualidade da água presente nas linhas de água onde vive”, são os principais fatores de risco.

Realça que o bordalo (Squalius alburnoides) exige condições muito específicas das linhas de água e estas, pelas suas caraterísticas, “tendem a ser desviadas ou a desaparecer, ou a ser poluídas, e daí o seu risco de extinção”.

O bordalo só existente em Portugal e Espanha, tem um estatuto de conservação vulnerável e a sua importância conservacionista levou a que os vários locais de Portugal onde está presente fossem designados para a “Diretiva Habitat”.

Esta descoberta constitui o primeiro registo desta espécie para a Mata Nacional do Buçaco, o que reforça o valor conservacionista do local. A ictiofauna da Mata passa assim a ser constituída por seis espécies de peixes, sendo duas espécies endemismos ibéricos e um endemismo nacional, refere um nota de imprensa da fundação que gere aquele espaço protegido.

A monitorização desta espécie na Mata – acrescenta – passa a constar dos objetivos do Projeto BRIGHT, com fundos comunitários para a sua investigação e conservação, e que envolve a Fundação Mata do Buçaco e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.

O Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal admite que nos últimos dez a doze anos tenha ocorrido uma redução do efetivo populacional nacional do bordalo em cerca de 50 por cento, sendo urgentes os esforços no sentido da sua preservação, conclui a mesma nota de imprensa.

 

(Texto: Agência Lusa)

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.