Crianças e adultos com apoio social participam em oficinas de sensibilização ambiental no Buçaco

Posted by

Oficinas de sensibilização ambiental destinadas a pessoas que beneficiam de apoio social vão começar, no próximo mês, na Mata Nacional do Buçaco, nos termos de um protocolo a celebrar quinta-feira.

O protocolo entre as fundações Mata do Buçaco (FMB) e Montepio, prevê a realização, a partir de meados de agosto, de oficinas de sensibilização ambiental para utentes de instituições de solidariedade social e crianças com apoio social escolar na região Centro, disse na quarta-feira à agência Lusa o presidente da FMB, António Jorge Franco.

Crianças, adultos e pessoas idosas são alguns dos que poderão participar no leque de cerca de uma dezena de oficinas que a FMB disponibiliza, descobrindo a fauna e flora desta mata nacional, adiantou.

Este programa de oficinas

para “benefício direto de grupos vulneráveis”, numa perspetiva de “inclusão e de melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, pessoas idosas e cidadãos portadores de deficiência”, vai ser suportado pela Fundação Montepio, que faz parte do conselho de fundadores da FMB, lê-se no texto do protocolo.

Segundo o presidente do conselho de administração da FMB, numa primeira etapa serão contactadas instituições de três concelhos da região – Mealhada, Mortágua e Penacova.

“É extremamente importante para nós ter estas empresas como parceiras. Ajudam-nos financeiramente e dão-nos algum estímulo para continuarmos o nosso trabalho em prol deste património valiosíssimo. Ao mesmo tempo, estão a ajudar também pessoas que precisam de apoio social”, considerou António Jorge Franco.

O protocolo prevê ainda ações de voluntariado corporativo do Montepio na Mata Nacional do Buçaco, no âmbito do projeto ‘BRIGHT’, financiado pelo Programa ‘LIFE + Natureza e Biodiversidade’, que tem, entre outros objetivos, a recuperação, beneficiação e promoção dos valores naturais deste espaço, nomeadamente através do controlo de espécies exóticas invasoras e reativação dos viveiros florestais.

(Texto: Agência Lusa)

FacebookTwitterGoogle+LinkedInEmailPartilhar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>