Capela do Mileu reabre no domingo

Posted by
Spread the love

A capela do Mileu, na Guarda, datada do século XIII, reabre ao culto no domingo, após obras de substituição do telhado e de estabilização das paredes.

Segundo o padre Carlos Lages, pároco das paróquias da Sé e de São Vicente, na Guarda, o templo religioso de estilo românico, fechado ao culto desde janeiro, reabre no domingo, às 17H30, com uma celebração religiosa presidida pelo bispo Manuel da Rocha Felício.

“A capela do Mileu está consolidada e esperamos que seja uma obra para durar”, disse o sacerdote, salientando que a intervenção acabou “com as infiltrações de água” pelo telhado e estabilizou as paredes que estavam a ceder.

Explicou que o orçamento inicial era de 87 mil euros, mas os custos finais ultrapassam os 100 mil euros “porque foi preciso duplicar os ‘grampeamentos’ das paredes, que tinham fissuras graves”.

Lembrou que as paredes da capela, classificada como Imóvel de Interesse Público, estavam a ceder e encontravam-se “em perigo de derrocada”, uma vez que o telhado estava a fazer força sobre o alçado poente.

Carlos Lages contou que a última reparação ocorreu em 1959, por isso, assume que as obras realizadas “valorizam o monumento” considerado “uma pérola do românico da Beira Interior” e “um dos mais antigos” da região.

Como o templo religioso está classificado, desde 1950, como Imóvel de Interesse Público, a intervenção feita por iniciativa da paróquia teve de ser autorizada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR).

O projeto foi executado pela Direção Regional da Cultura do Centro e aprovado pelo IGESPAR, que também prestou apoio técnico durante os trabalhos.

Segundo Carlos Lages, a paróquia não tem capacidade financeira para suportar o investimento e tem em curso uma recolha de donativos junto da comunidade.

“A contribuição tem sido fraca”, referiu, adiantando que para assegurar o pagamento ao empreiteiro “a paróquia da Sé emprestou cerca de 40 mil euros” à comissão da capela do Mileu.

O templo na área urbana da cidade da Guarda e nas suas imediações encontra-se a Estação Arqueológica do Mileu, descoberta em 1953 durante os trabalhos de construção da estrada de ligação entre a Guarda e a Guarda-Gare.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.