Candidaturas abertas para Prémio Eduardo Lourenço 2012

Spread the love

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda, anunciou hoje que, até ao dia 21 de setembro, estão abertas as candidaturas ao Prémio Eduardo Lourenço/2012, que distingue personalidades ou instituições com relevo na cooperação e cultura ibéricas.

Segundo o CEI, qualquer instituição ou pessoa pode enviar propostas de candidatura ao prémio, que vai na sua oitava edição e tem o montante de 10.000 euros, estando o regulamento disponível para consulta aqui.

O galardão visa “premiar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica”, segundo a entidade promotor, adiantando que o prémio será atribuído por um júri constituído pelos membros da direção do CEI (reitores das Universidades de Coimbra e de Salamanca e pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda) e por mais oito personalidades.

Este ano, o júri é presidido pelo reitor da Universidade de Salamanca (Espanha).

O prémio, com o nome do mentor e diretor honorífico do CEI – Eduardo Lourenço, galardoado com o Prémio Pessoa 2011 – teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu “personalidades de relevo” de Portugal e de Espanha.

Nas edições anteriores receberam o Prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática de Cultura Greco-Latina Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de Direito Penal Jorge Figueiredo Dias e os escritores César António Molina e Mia Couto.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.