Autoestrada do IC3 acaba mesmo… na rotunda da ponte da Portela

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A ligação do IC3 a Coimbra Norte parece estar definitivamente arredada. Ou seja, a autoestrada que começa em Tomar vai mesmo acabar… na Ponte da Portela. Tudo porque a Ascendi, que detém a concessão rodoviária Pinhal Interior, está prestes a aceitar um corte no valor da parceria público-privado (PPP), negociado com o Governo.

A notícia era já esperada, mas ainda não é oficial. Não obstante, tudo indica que a negociação entre o Governo e a Ascendi, que, para além do Pinhal Interior, controla também a concessão do Douro Interior, vai poupar cerca de 490 milhões de euros ao Estado, nos próximos 30 anos.

Segundo noticia o Diário Económico, só na concessão do Pinhal Interior vai ser possível “salvar” 400 milhões às contas públicas, com o abandono da construção do IC3, entre os nós de Ceira e Coimbra-Norte (ligação ao IP3 e à A1. Ao jornal lisboeta, uma fonte ligada às negociações admitiu tratar-se do único troço que “ainda estava significativamente por fazer, mas também era o que iria gerar mais receitas de portagem”.

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