Taxa de desemprego em Portugal quadruplicou desde o ano 2000

Posted by
Spread the love

A taxa de desemprego em Portugal foi multiplicada por quatro em 12 anos. Ou seja, aumentou dos 3,9 por cento registados em 2000 para os 12,7 por cento em 2011, subindo para 14,9 por cento no primeiro trimestre de 2012, divulgou hoje o Governo.

De acordo com o relatório “A Evolução Recente do Desemprego” em Portugal, elaborado pelo Executivo e hoje divulgado, esta tendência de aumento deverá manter-se, tendo o Governo revisto em alta as previsões da taxa de desemprego para 15,5 por cento este ano e 16 por cento em 2013.

“Esta evolução resulta do ciclo económico e de um ajustamento importante que está a decorrer na economia portuguesa, nomeadamente na sequência de vários desequilíbrios acumulados ao longo da última década”, lê-se no documento.

Na última reunião em sede de concertação social, a 01 de junho, o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, anunciou previsões mais pessimistas para a taxa de desemprego no nosso país. Os novos números apontam agora para uma taxa de desemprego média para a totalidade deste ano de 15,5 por cento.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.