Opinião – “Impulso Jovem” incentiva emprego e empresas

Spread the love

Guilherme Almeida

A Comissão Política de Secção do PSD Viseu, vem realçar a oportunidade e importância do programaImpulso Jovem”, Plano Estratégico de Iniciativas de Promoção da Empregabilidade Jovem e de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, para a redução do desemprego estrutural e criação de oportunidades de ingresso no mercado de trabalho para os jovens portugueses.

Em tempos conturbados como os que vivemos, são de destacar todas as iniciativas públicas e privadas que contribuam para o incremento do emprego, ajustando a procura à oferta e estimulando dessa forma o desenvolvimento da economia.

É de salientar o esforço financeiro e os objetivos previstos neste Plano. Os seus pilares transversais são: estágios profissionais, apoio à contratação, à formação profissional e ao empreendedorismo e apoios ao investimento. Numa conjuntura económica difícil para o país, para as empresas e para as pessoas, este instrumento é ainda mais importante, uma vez que permitirá a integração de mão-de-obra qualificada por parte das empresas e instituições, assim como proporcionará emprego a milhares de jovens portugueses, num acérrimo combate a um dos maiores problemas sociais da atualidade e que ensombra o mundo em geral.

Tal Programa visa, de igual modo, possibilitar a criação de mecanismos que impulsionem a contratação, incentivem o empreendedorismo jovem, facilitem o acesso ao financiamento das PME apoiando a sua inovação e internacionalização, criando dessa forma mais e melhores condições para que as empresas desenvolvam a sua atividade.

Esperamos que esta iniciativa seja o princípio de muitas outras medidas de estímulo ao Crescimento, Competitividade e Emprego bem como à transformação estrutural da economia portuguesa, no sentido de obter maiores níveis de produtividade, competitividade e internacionalização visando retomar um desenvolvimento económico sustentável, com mais e melhores oportunidades para todos.

Entretanto, a Comissão Política de Secção de Viseu do Partido Social Democrata convida todos os viseenses a participar na sessão de apresentação das “Plataformas de Cidadania: Observatório do Poder Local, Observatório Estratégico de Viseu, Núcleo de Mulheres Social-Democratas e Clube de Jovens Empreendedores”, marcada para sexta-feira, pelas 21.30h, no Hotel Montebelo em Viseu. A cerimónia conta com a presença do vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, Eng. Jorge Moreira da Silva, e do presidente da Mesa do Congresso do PSD, Dr. Fernando Ruas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.