Última passagem de nível da cidade do Fundão é hoje encerrada

Posted by

A última passagem de nível da cidade do Fundão vai ser encerrada hoje, dia 19, às 22H00, em simultâneo com a abertura ao trânsito do túnel da Avenida Eugénio de Andrade, anunciou a Câmara Municipal.

Segundo Miguel Gavinhos, vice-presidente da Câmara do Fundão, esta é “uma medida importante para a segurança rodoviária, pois havia dez passagens de nível na cidade, onde se registaram acidentes mortais ao longo dos anos”.

O fim das travessias na Linha Beira Baixa faz parte do projeto conjunto da Câmara do Fundão e da REFER, orçado em 13 milhões de euros, que inclui a construção de uma via circular à cidade.

Esta via permite passar sob a linha férrea através do novo túnel da Avenida Eugénio de Andrade que, no entanto, ainda só vai permitir o acesso à zona da Quinta da Ordem -que era servida pela última passagem de nível.

O troço da circular ainda em construção deve estar terminado “até ao verão”, prevê o autarca, com base em dados transmitidos pelo empreteiro.

Quando estiver concluída, a nova estrada “vai dar uma conceção diferente às entradas e saídas no Fundão. Todas as portas da cidade irão dar à circular urbana”, explica Miguel Gavinhos.

A circulação pedonal vai ser feita através de duas travessias superiores, uma em frente à Adega Cooperativa do Fundão, outra na zona das Sesmarias, e passagens inferiores na zona da Estação e uma a meia altura do túnel rodoviário da Avenida Eugénio de Andrade.

O projeto da Câmara do Fundão e REFER abrange cinco quilómetros de linha ferroviária, que delimitam a zona urbana da cidade, entre a Quinta da Areeira e Donas.

Os trabalhos incluíram também a remodelação da estação ferroviária do Fundão.

Autor: Agência Lusa

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*