Provar o melhor cabrito e conhecer as belezas do concelho da Lousã

Posted by
Spread the love

Nos restaurantes da Lousã o cabrito reina, a partir de hoje e até 1 de maio. É o Fim de Semana do Cabrito da Serra da Lousã, que reúne uma dezena de restaurantes e ingredientes apetitosos, e atesta que a procura deste prato gastronómico tem aumentado, o que levou a diversificar as formas de o confecionar.

Se o cabrito assado em forno de lenha é tradicionalmente um dos expoentes da gastronomia da Serra da Lousã, por estes dias disputa o lugar à mesa com outras iguarias: assado na brasa, de caldeirada ou em ensopado, e temperado com os mais diversos condimentos. Para acompanhar, batata assada ou cozida, arroz simples ou de miúdos, castanhas, nabiças, grelos ou migas, e o bom vinho tinto.

E à sobremesa não falta a doçaria regional, com os sabores da farinha de milho, da castanha, do mel DOP Serra da Lousã e do Licor Beirão.

Estas são algumas das ementas disponíveis nos restaurantes da Lousã durante o festival gastronómico e justificam uma visita ao concelho. Depois de um reconfortante almoço, os visitantes podem aproveitar para ver algumas das belezas do concelho, entre elas as singulares aldeias de xisto, escondidas na plenitude da Serra da Lousã, e conhecer o seu artesanato e algumas das suas tradições mais genuínas.

O Fim de Semana do Cabrito é organizado pela Câmara da Lousã, com o apoio do Turismo Centro de Portugal, e a aposta da autarquia na promoção dos produtos endógenos e na realização de eventos gastronómicos pretende justamente levar mais visitantes e atraí-los para as outras potencialidades do concelho.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.