Nacionais de natação dominados por FC Porto e Sporting

Spread the love

O Campeonato Nacional de natação, de seniores e juniores, que se realizou durante o fim de semana na piscina olímpica de Coimbra, foi dominado pelo FC Porto e Sporting, com 15 títulos para cada clube, seguidos pelo Amadora, com sete.

A nível individual, destacam-se nos três dias de prova o recorde nacional de seniores e absolutos da estafeta 4×200 metros livres, por parte de um quarteto do Sporting, e o acesso de mais três atletas – Alexis Santos (400 estilos), Ana Rodrigues (100 bruços) e Mário Pereira (200 livres) – para os Europeus que vão decorrer em Antuérpia, Bélgica, de 21 a 27 de maio.

Além do recorde absoluto da estafeta “leonina”, caíram quatro máximos juniores, escalão em que se obtiveram seis marcas de acesso para aos Europeus de juniores, a realizar em Debrecen, Hungria, nas mesmas datas da competição de Antuérpia.

Os novos recordes de juniores foram conseguidos por Joana Silva (100 e 200 costas) e Inês Fernandes (50 e 100 costas).

Em termos individuais, a júnior Inês Fernandes (Sporting) foi a nadadora mais medalhada, com seis títulos, seguida do também júnior Miguel Nascimento (Portinado) com quatro medalhas de ouro e uma de prata.

A nível coletivo, o FC Porto totalizou 36 medalhas (15 de ouro, 15 de prata e 6 de bronze), o Sporting somou um total de 40 (15 de ouro, 13 de prata e 12 de ouro) e o Amadora 31 (7 de ouro, 12 de prata e 12 de bronze).

Depois deste campeonato, Portugal tem oito nadadores apurados para o Europeu: Ana Rodrigues, Alexis Santos, Carlos Almeida, Diogo Carvalho, Mário Pereira, Pedro Oliveira, Sara Oliveira e Tiago Venâncio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.