Município de Viseu aprovou contas relativas ao ano de 2011

Spread the love

O município de Viseu aprovou ontem em reunião de câmara as contas de 2011, apresentando um resultado positivo de cinco milhões de euros, anunciou o presidente do município, Fernando Ruas.

Estes cinco milhões de euros positivos resultam de um exercício que teve como referência um orçamento de 70 milhões de euros, cuja execução, referiu Fernando Ruas, aproximou-se dos 80 por cento, com apenas 25 por cento global proveniente de transferências do Estado.

O também presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) sublinhou que se trata de “um dia muito feliz” porque as contas referentes a 2011 “são das melhores, senão as melhores”, de mais de duas décadas à frente do município de Viseu, sempre eleito pelo PSD.

Os exemplos apontados por Fernando Ruas para estes resultados – que contrastam com o de 2010, em que o município registou um milhão de euros negativos – vão desde a “impressão de cópias em folhas aproveitadas de outros usos” até à decisão de “optar por recorrer a empresas externas para executar obras” livrando a autarquia de custos fixos com equipamentos.

Para este exercício positivo foi ainda importante, segundo Fernando Ruas, “a estratégia definida há alguns anos” em que, por via da entrega de obras a empresas externas, o município pôde não preencher o lugar de funcionários não qualificados que se reformaram.

Desta forma “foi possível ir reduzindo o quadro com a aposta em funcionários qualificados” que são já 25 por cento dos cerca de mil que a autarquia tem, sinalizou.

As contas foram aprovadas com a abstenção dos dois vereadores do PS, único partido da oposição com vereadores eleitos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.