Bricosolidário’ faz reparações gratuitas em casa de idosos e carenciados

Posted by
Spread the love

A Câmara Municipal da Guarda tem a funcionar, desde outubro de 2008, um projeto solidário que apoia a população idosa e carenciada do concelho na resolução de pequenas avarias domésticas.

O projeto ‘Bricosolidário’, resultante de uma parceria entre o município e a Associação de Desenvolvimento Pró-Raia, no âmbito do Programa Leader +, presta serviço gratuito na cidade e nas freguesias rurais.

Reparações no sistema elétrico e de iluminação, de torneiras e de fechaduras, substituição de equipamento sanitário e de vidros em portas e janelas, são alguns dos trabalhos prestados pela oficina móvel.

Segundo Alfredo Madeira, chefe de divisão do departamento de desenvolvimento humano e social da autarquia da Guarda, coordenador do projeto, o ‘Bricosolidário’ regista já uma média de 300 solicitações por ano.

“Tem tido uma importância crescente ao longo dos anos, talvez pela crise, mas também pelo conhecimento que as populações têm tido” do serviço gratuito, que pode ser solicitado pelo telefone (800 222 008), referiu.

No ano passado, o serviço registou cerca de 350 pedidos e o número de solicitações “tem vindo sempre a crescer” de mês para mês, disse à agência Lusa, no final de uma reparação na aldeia de Vale de Estrela.

Alfredo Madeira valoriza a medida pelo facto de ser uma mais valia para os idosos e necessitados que, por vezes, “não têm quem lhes faça o serviço” em casa.

“Quem é que vinha da Guarda aqui [a Vale de Estrela], de propósito, mudar a borracha de uma torneira de casa de banho?”, questionou, para evidenciar o caráter solidário da ação.

As reparações ao domicílio são executadas, de segunda a sexta-feira, pelo funcionário da Câmara da Guarda Américo Santos, que se define como “bricoleiro”, por fazer de tudo um pouco.

“Posso dizer com orgulho que tenho resolvido todos os problemas que têm aparecido”, disse à agência Lusa, enquanto reparava uma torneira na habitação de um idoso de Vale de Estrela.

Américo Santos faz “pequenos serviços” que representam “muito” para quem precisa e acaba, também, por ser “o amigo e o confidente” das pessoas que recorrem ao ‘Bricosolidário’.

É o caso de José Pina, 69 anos, morador em Vale de Estrela, que fez um transplante de coração e também tem dificuldades em andar.

Para este homem, o serviço prestado pela autarquia “é uma coisa boa”, porque evitou contactar e pagar a um técnico especializado para reparar uma torneira do lavatório da casa de banho, “que pingava muito”.

O presidente da Junta de Freguesia de Vale de Estrela, António Lobo, também valoriza o projeto da Câmara da Guarda, por constatar que a oficina móvel evitou que o idoso tivesse gastos suplementares.

“Esta iniciativa é muito boa. Numa escala de zero a vinte eu dava-lhe a nota máxima de vinte valores”, declarou.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.