Biblioteca Municipal de Coimbra celebra hoje 90 anos

Spread the love

Com um acervo de mais de 700 mil livros, entre o fundo geral e o das suas anexas, a Biblioteca Municipal de Coimbra – a comemorar hoje 90 anos – registou em 2011 um aumento significativo de leitores, tendo ultrapassado os 56 mil. Aumento igual foi registado no número de “documentosconsultados (mais de 160 mil) e de inscritos (mais de seis mil).

Os dados, significativos para aferir da importância fundamental das bibliotecas na promoção do livro e da leitura, sobretudo em tempos de crise como aquele que o país atravessa, foram ontem sublinhados na apresentação do programa que assinala, hoje, os 90 anos da Biblioteca Municipal de Coimbra.

Em conjunto, Maria José Azevedo Santos, responsável pelo Departamento de Cultura e vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, e Maria José Miranda, diretora da Biblioteca Municipal de Coimbra, sublinharam a relevância dos números positivos, mas também a importância de algumas iniciativas como o horário aumentado de sábado [11H00/13H00 e 14H00 /19H00], desde janeiro deste ano.

Entre os projetos a merecerem destaque, lugar ainda à criação, desde 2010, de três bibliotecas anexas – Trouxemil, Souselas e Cernache (Museu Moinho das Lapas – e ainda a sala de leitura para invisuais, “Livros para os sentidos”, concretizada com o apoio da Fundação Gulbenkian num montante a rondar os 10 mil euros.

Para breve, está a abertura da Sala António Henriques Seco, que irá apresentar um importante conjunto de 1.350 exemplares de livros antigos, todos de cariz científico.

 

Celebração no Dia Mundial do Livro

tem início com um espetáculo de teatro

Mas o programa que assinala os 90 anos da Biblioteca Municipal de Coimbra conhece hoje, 23 de abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor – uma jornada festiva, que irá prolongar-se até às 22H00, com a abertura ao público. Às 10H30 e às 14H30, O Teatrão leva às galerias do espaço da Casa da Cultura o espetáculo “A Biblioteca Russa”, seguindo-se, às 15H30, a sessão de entrega dos prémios do concurso “Há poesia na escola”, a 12 jovens alunos de escolas de todos os graus de ensino do concelho. Às 18H00, Henrique Barreto Nunes e Jorge Pais de Sousa falam do tema “A biblioteca pública: uma ca(u)sa comum”, seguindo-se a “hora do conto”, na biblioteca infantil.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.