Reitor diz que Universidade de Coimbra dá lucro ao Estado

FOTO: Luís Carregã

João Gabriel Silva afirmou ontem que a Universidade de Coimbra (UC) recebe 68 milhões de euros do Orçamento de Estado mas gera, pelo menos, 70 milhões em impostos. “A universidade dá lucro ao Estado. Espantoso. Pagamos para trabalhar. Nem eu fazia ideia”, ironizou o reitor.

De acordo com a análise “estritamente financeira” elaborada pelo catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia, a UC vai receber, de transferências diretas, 63 milhões de euros. A esse montante soma-se a fração do financiamento da investigação que é paga com verbas do OE, e que o reitor estima quem em 2012 ascenda a cinco milhões de euros. Portanto, no global, serão aproximadamente 68 milhões de euros.

 

(Versão completa na edição impressa)

6 Comments

  1. Este tipo é um lírico, não sabe fazer contas!!!!!!!!!!!Qualquer aluno do 1º ano de economia sabe que estas contas são uma ilusão!!!!!!!!A universidade de coimbra esta mal Habituada!!!! trabalhem e deixem -se de reclamar!!!!

    • jorge lemos says:

      Concordo, com este tipo de discurso este Reitor quer aparecer nos jornais, mas cai no ridiculo porque não sabe fazer contas. O estado deve exigir mais ás universidades porque são um poço sem fundo de gastos do estado e os resultados, salvo pequenissímas execpções, são muito fracos. Os investigadores portugueses deviam ser remunerados como na América, segundo critérios de produtividade e aí é que se via se os de coimbra e outras uiniversidades sabiam tocar viola!!

  2. pinheiro says:

    Estes tipos querem mais dinheiro para quê???? se analisar-mos o que produz com o recebem deviam era ir todoas para a rua !!!sabem quanto ganha um professor universitário por mês??? sabem o que produz??? e ainda reclamam !!!?? este reitor devia era estar caladino como fazem os outros das outras universidades!!! este quer protagonismo!!!!!

  3. Este reitor passa a vida a reclamar, ele e a xichorro!!!! tipico de funcionários publicos!!! quem esta mal que se mude!!!!!!!!! queria ve-los no privado!!!!!!!!

  4. quaresma says:

    Este gajo quer é protagonismo!!!!!!!!!!! como funciónário da FCTUC não fez nada agora quer mais dinheiro e prepara-se para meter o filho mais novo também na FCTUC. Compadrios

  5. xichorra says:

    Santa ignorância!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! estuda finanças !!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*