Proteção civil aciona alerta azul de incêndios florestais para sexta-feira

Posted by

DR

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) decidiu hoje que vai acionar na sexta-feira o alerta azul de incêndios florestais devido às previsões de tempo seco com condições favoráveis à propagação de fogos.

Segundo a ANPC, o nível azul, o estado de alerta mais baixo de uma escala de quatro do sistema de operações e socorro, vai ser acionado às 08H00 de sexta-feira e prolonga-se até às 20H00 do dia 20 de março.

A Proteção Civil explica que o acionamento do alerta azul pressupõe o reforço da monitorização e intensificação da capacidade de resposta do dispositivo de combate a incêndios florestais, bem como a realização de ações preparatórias com vista ao aumento do grau de prontidão.

O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias tempo quente e seco e os índices de perigosidade de incêndio florestal tenderão a atingir valores superiores ao que é normal para esta época do ano, nomeadamente nas regiões Norte e Centro, sendo expectável que, nos próximos dias, o número de ocorrências de fogo tenham tendência para aumentar.

Face às previsões meteorológicas, a ANPC refere que é proibido fazer queimadas ou fogueiras, lançamento de foguetes e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circulem.

Desde o início do ano que já deflagram cerca de cinco mil incêndios florestais, segundo a ANPC.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*