Instituto Português do Sangue promove campanha para aumentar dádivas

Posted by
Spread the love

O presidente do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPS) anunciou o início de uma campanha de sensibilização para a dádiva de sangue, não porque haja rutura de “stocks”, mas por necessidade de colheitas regulares.

“O Instituto Português do Sangue, juntamente com a comunicação social, vai dar início a algumas campanhas de promoção da dádiva de sangue, na tentativa de estabilizar essa mesma dádiva e de poder manter os níveis necessários para que haja um suprimento constante de sangue para todos os doentes que dele necessitam”, disse Hélder Trindade.

Em conferência de imprensa realizada em Lisboa, acrescentou: “Vamos tentar que nos próximos dias, quinta e sexta-feira, mais dadores vão aos locais habituais onde dão sangue e no sábado vamos tentar fazer um dia solidário”.

No sábado, “os dadores podem ir dar aos Centros Regionais de Sangue, em Lisboa, no Porto e em Coimbra, ao CEDACE [Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão] em Lisboa, no Centro de Histocompatibilidade do sul, aos hospitais e às brigadas que estão no terreno”.

O responsável admitiu que “este ano houve uma quebra de entre 15 e 20 por cento no número de colheitas”, reiterando que o cenário não é de emergência e há cerca de 9.000 unidades de sangue armazenadas, mas, como existe necessidade constante de reposição, é preciso que as dádivas sejam regulares.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.