Estudantes mantêm cantina ocupada até domingo

Foto de Carlos Jorge Monteiro

A Universidade de Coimbra (UC) é a que “mais estudantes deslocalizados possui, mas, apesar disso, é a única do país” que, “desde o início deste ano letivo”, não tem em funcionamento uma única das suas cantinas, sublinha o presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Ricardo Morgado.

A situação cria dificuldades a muitos estudantes, particularmente aqueles que não têm condições para confecionarem refeições nos seus locais de residência ou sem capacidade económica para irem comer a um restaurante, salienta o dirigente associativo.

O protesto, foi iniciado após o jantar de sexta-feira, ocasião em que cerca de uma centena de estudantes não abandonaram a Cantina dos Grelhados e o presidente da AAC informou o responsável pelo estabelecimento que ali iriam permanecer até domingo, assumindo ele, enquanto dirigente associativo, a responsabilidade pelas instalações e respetivo equipamento.

2 Comments

  1. M.Fernandes says:

    Acho muito bem. Afinal para que servem as cantinas?

  2. Breves considerações em torno da acção social escolar no ensino superior – escritas nos breves minutos de intervenção nas redes sociais.

    Como é possível afirmar-se que um Regulameto é mais justo, ou sequer apenas justo, se, exclusivamente face ao rendimento bruto do agregado familiar, considera matematicamente e de igual modo:

    • um estudante deslocado como um não deslocado;
    • um estudante cujo agregado tem encargos de habitação, igual a outro que não tem qualquer encargo e nem sequer é deslocado:
    • um estudante cujo agregado tem deficientes ou idosos doentes, igual a outro que não tem quaisquer encargos de saúde;
    • um agregado com dois ou mais estudantes deslocados, igaual a um com apenas um estudante no ensino superior e sem sequer ser deslocado;

    Que justiça e que análise social impõe actualmente este regulamento de bolsas?

    José Pereira, Técnico Superior responsável por Área de Acção Social e de Apoio ao Estudante numa Instituição de Ensino Superior.
    zedebaiao@gmail.com https://www.facebook.com/pages/Bolsas-de-Estudo-n

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*