Adesão “expressiva” na saúde, educação e correios no distrito de Leiria

Spread the love

A adesão à greve geral no distrito de Leiria é “significativa” nos setores da educação, saúde e correios, garantiu hoje à agência Lusa uma das coordenadoras da União de Sindicatos, Ana Rita Carvalhais.

A sindicalista dá como exemplos as taxas de adesão à greve no Hospital Bernardino Lopes de Oliveira (Alcobaça) e no Hospital São Pedro Gonçalves Telmo (Peniche), de 86 e 75 por cento, respetivamente.

Contatado pela Lusa, o conselho de administração do Centro Hospitalar Oeste Norte, que gere estas duas unidades de saúde, remeteu-se ao silêncio, alegando que a informação deve ser prestada diretamente pelo Ministério da Saúde.

Os dois estabelecimentos hospitalares que integram o Centro Hospitalar Leiria-Pombal (Hospital de Pombal e Hospital de Santo André) apresentam uma adesão mais baixa, na ordem dos 16 por cento, informou a União de Sindicatos do Distrito de Leiria (USDL).

A mesma fonte, contudo, revela que no Hospital de Santo André, em Leiria, há serviços cuja adesão é de 100 por cento, como é o caso da central de limpeza, da Ortopedia 2, da obstetrícia e da urgência pediátrica.

Contatado pela Lusa, o conselho de administração do Centro Hospitalar Leiria-Pombal não conseguiu facultar dados em tempo útil.

No ensino, os dados recolhidos pelos sindicalistas da parte da manhã apontam para o encerramento de algumas escolas, sobretudo na zona sul do distrito. É o que sucede na EB 2,3 Amadeu Gaudêncio (Nazaré), EB 2,3 de Pataias (Alcobaça), EBI Santo Onofre, EB1 Bairro da Ponte e Escola Secundária Raul Proença, todas em Caldas da Rainha.

Contudo, no Ensino Superior a greve geral não afetou nenhum dos serviços do Instituto Politécnico de Leiria, informou fonte daquela instituição, informando que das cinco escolas existentes e dos serviços gerais há apenas a contabilizar 16 funcionários que não foram trabalhar.

A mesma fonte frisou, no entanto, que estes são dados provisórios, já que dizem respeito à presença de funcionários da parte da manhã, faltando apurar a adesão da parte da tarde e à noite.

Ainda segundo a USDL, nos CTT a adesão é “expressiva”. Os sindicalistas informam que os centros de distribuição de Pombal e de Leiria apresentam uma adesão a rondar os 57 e os 49 por cento, respetivamente.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.