Reflexões

Luís Santarino

CHORADEIRA – Todos percebemos, até o próprio, que por vezes usa termos pouco adequados. Em qualquer outra situação não o faria. Mas daí, até nos encherem os ouvidos de “piegas” e outras coisas que tais, tem um significado: “política à portuguesa”!

CHORADEIRA 1 – Com tanto por onde pegar, este é o “elo mais fraco”! Que se há-de fazer? É da vida!

QUEIXINHAS – A vida é vária! Uns sobem descendo, outros descem subindo… como se tudo na vida se resumisse a um deve e haver de coisas bem ou mal feitas.

QUEIXINHAS 1 – Quando se trai um amigo dentro da sua própria casa não se pode esperar reacção boa. Pelo contrário. Porque à moda antiga já tinha uma “cremalheira nova”! Sinais dos tempos, sinais dos tempos… até um dia, sabe-se lá! E depois queixam-se!

QUEIXINHAS 2 – Quando a troco de nada se sacrifica uma vida, alguém pode perdoar? E depois queixam-se!

QUEIXINHAS 3 – Quando, seja em que situação for, se utiliza um bem público em proveito próprio, fazendo “tábua rasa” da lei, alguém se pode queixar?

QUEIXINHAS 4 – Que pena tenho eu de tal e tais queixinhas que não olham a meios para atingir os fins. São os tais que, por “beberem chá por um garfo”, andam uma vida inteira para saber o significado de amizade e lealdade… e não conseguem! Sempre a trair. Mas Roma não paga a traidores!

QUEIXOLAS – Estes já são uma espécie rara. Diria mesmo que, com cabeça tipo cotonete, são os que, tomando as dores dos queixinhas, vociferam como “papagaias malucas”! Ai que tontas qu’elas são!

MANIFESTAÇÃO – Diz o PCP e o seu Secretário-Geral, eu também ouvi, que foi a maior manifestação de que há memória em Portugal.

MANIFESTAÇÃO 1 – De repente, ou esqueceram-se ou fizeram-se de, porque a maior manifestação realizada até hoje em Portugal foi em 1975 na Fonte Luminosa, quando nos queriam impingir um modelo de sociedade falido. Essa sim. Essa foi a maior manifestação, pela liberdade contra a ditadura.

MOTOS – Quem me conhece bem, sabe a adoração que tenho por motos. Os milhares de kms que fiz, as corridas que efectuei, as quedas que sofri, as loucuras que cometi. Hoje senti uma tristeza imensa com a notícia do falecimento de um jovem da minha cidade com a idade do meu filho. Quero associar-me à dor que hoje sentem.

MOTOS 1 – Ninguém sabe definir com suficiente clareza o que significa andar de moto. Também por isso, o azar está atrás da porta. Há sempre um limite para o risco. Não arrisquem. Sejam seguros.

EUROPA – A senhora Merkell está a precisar de uma ensinadela. Quer ser super potência à custa dos países do sul e centro da Europa. Para tanto, tenta a todo o custo manter os países “amarrados” às suas dívidas! Nós sempre a pagar e a agiota sempre a ganhar! Um dia vai ter de acabar. E se calhar da pior forma!

MADONNA – Façam-me um favor. Não lhe digam onde eu habito que ainda me vem cá chatear!

RUGBY – Uma saudação muito especial ao Jaime, que ainda consegue ser presidente de uma Secção, cujos atletas chutam para fora e ainda batem palmas! Tragam a TAÇA que eu quero festejar!

PSD E PP – Um cumprimento muito especial, também para dois especiais amigos, Manuel de Oliveira e Paulo Almeida pela sua eleição. Homens de carácter que ajudam a elevar o nome da nossa cidade. Apesar de discordar em muitas coisas, bem hajam amigos!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*