Fundação BIAL à espera de candidaturas para prémio

Posted by

A Fundação BIAL abriu em janeiro o período de apresentação de candidaturas à 15.ª edição do seu prémio.

Este é “um dos maiores prémios dedicados à investigação científica na área da medicina em toda a Europa”, atribuindo mais de 340 mil euros para premiar e desenvolver a investigação médica, de acordo com uma nota de imprensa da fundação. A distinção divide-se em duas modalidades: o Grande Prémio BIAL de Medicina e o Prémio BIAL de Medicina Clínica.

Mas este ano o objetivo é “alargar leque de candidaturas internacionais” ao prémio. Para Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, “tem sido notório o interesse crescente que o Prémio BIAL tem despertado junto dos investigadores europeus e norte-americanos, que aparecem a concurso a par de nomes de referência da investigação nacional e de outros profissionais não tão conhecidos, mas já com obra notável”.

Nesta 15.ª edição do Prémio BIAL. Luís Portela realça que “a Fundação BIAL tem como grande obje-tivo atrair os melhores profissionais de saúde em Portugal e, cada vez mais, os melhores profissionais de saúde de todo o mundo, continuando a premiar e a incentivar a investigação médica”

No valor de 200 mil euros, o Grande Prémio BIAL de Medicina visa distinguir trabalhos de índole médica de qualidade e relevância científica. O Prémio BIAL de Medicina Clínica, no valor de 100 mil euros, premeia um tema livre dirigido à prática clínica. Nesta edição, as menções honrosas têm o valor de 10 mil euros cada, podendo o júri distinguir quatro trabalhos.

Do júri deste ano fazem parte os professores Miguel Castelo-Branco, da Universidade da Beira Interior, e Luís Providência, da Universidade de Coimbra, entre docentes de outras instituições de ensino.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*