Fernando Girão apresenta em Coimbra álbum gravado em idioma inventado por si

DR

O cantor e compositor Fernando Girão inventou um idioma para se expressar com o qual compôs canções que constituem o álbumAxayara” que domingo é apresentado em Coimbra, com o pianista Emílio Robalo.

No CD, editado pela Numérica, Fernando Girão toca todos os instrumentos e canta cada uma das 11 canções compostas e escritas por si.

Fernando Girão apresenta “Axayara” no Fórum FNAC Coimbra, no domingo, às 17H00. À Lusa, Fernando Girão reconheceu que este é um disco “quase impraticável de colocar num palco, pois seriam precisos uns 12 músicos”, mas afirmou que irá “estudar um formato mais pequeno de músicos que permita levar ‘Axayara’ aos palcos”.

No “booklet” que acompanha o CD, cada uma das letras está escrita neste “idioma misterioso”. “Yalabara Onyê” abre o CD que totaliza 51 minutos e que encerra com “Oyê Xama Fazira”.

“Ozinô”, “Xamê Yarabá” e “Sambô dy Ká” são outras canções que integram o álbum.

“Papel fundamental na gravação deste CD foi o do meu amigo e grande produtor Vicente Pereira”, salientou Girão, que co-produziu o álbum com Vicente Pereira, tendo-o gravado no estúdio deste – o Estúdio 107, em Cascais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*