Agente da PSP de Leiria condenado pelo crime de homicídio por negligência

Posted by

O Tribunal de Leiria condenou um agente da PSP a 14 meses de prisão, com pena suspensa, pelo crime de homicídio por negligência.

Na leitura da sentença, o juiz deu como provado que o agente da PSP de Leiria violou as regras de segurança no manuseamento da arma, acabando por, inadvertidamente provocar o disparo que matou um dos suspeitos de um assalto a uma antiga fábrica de plásticos, em 2008.

O juiz sublinhou que nenhum dos dois suspeitos do assalto representou em momento algum perigo de vida para ambos os agentes que os perseguiam, mas admitiu que a sentença tem em conta os “muitos anos de serviço sem incidentes” do polícia.

O juiz expressou ainda a sua convicção de que um episódio como este não se irá repetir, até porque, sustentou, dirigindo-se ao agente da PSP, “esta experiência traumática” irá contribuir para que “aja de forma diferente e com outro cuidado”.

O caso ocorreu em março de 2008 e começou a ser julgado em janeiro deste ano.

O Ministério Público arquivara este processo em 2009 por entender que “o ato que originou a morte não [era] passível de ser enquadrado num ato criminoso, no sentido em que [revelasse] a prática de um crime de homicídio por negligência”.

No entanto, a família da vítima pediu abertura de instrução e o juiz ordenou a realização de julgamento.

5 Comments

  1. manuel da fonseca says:

    Isto é uma vergonha para a justiça e vem agravar a desmotivação dos policias que ainda nos tentam defender dos ladrões.
    Morrer um ladrão é um qacidente de trabalho. Mau seria morrer o policia.
    Não seria melhor retirar as armas aos policias? Os ladrões estão armados, mas não há problema.

  2. Meus parabens ao agente. A familia, devia de ter vergonha de processar quem faz o bem.

  3. se os ladroes eram dois porque estavam em paralelo…se estivessem em fila o trabalho era o mesmo e ficava ca menos um …justiça ??? condenar quem nos defende, pois a vitima ??? e as vitimas dos ladroes falo por experiencia vivida dois assaltos em tres semanas os meus direitos de vitima …do nojo de voltar a ter de mexer naquilo que eles mexeram ….um juiz que da 14 meses nunca viveu um assalto naquelas horas nao e possivel raciocinar …eu so dizia ladroes parem parem …eles levaram o que puderam eu dei murros na porta de revolta e de impotencia.

  4. NORBERTO RAFAEL says:

    STO É UMA VERGONHA. PROTEJE-SE OS LADRÕES E PRENDEM-SE OS POLICIAS. GRANDE PAIS, GRANDE JUSTIÇA. VALE A PENA SER LADRÃO EM PORTUGAL

  5. esta revolta e dos policias, pois quem me dera estar num pais onde aq policia fosse defacto policia a policia nao feita para matar,nao, mas todos sabemos que na policia existe muito crime .a policia tem que ir para outras civilisacoes para assim fazer melhor o seu trabalho. muitas vezes agem como criminosos o que e lamentavel. numa sociedade onde nao ha informacao , ao cidadao . ninguem tem o direito de matar seja quem for.nos paises civilizados a maioria dos policias nao usam armas . usam outros meios, de forca , adquados as situacoes, parabens excia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*