“Admito que houve uma falha de comunicação”

Posted by

Arquivo

Isabel Maranha Cardoso é vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz e administradora executiva da empresa municipal Figueira Grande Turismo (FGT), que organiza o Carnaval.

A que se deveu a confusão instalada em torno do Carnaval?

Quando começámos a fazer os contactos para os reis ainda não sabíamos o que é que o Governo iria decidir sobre a tolerância de ponto. Paulo Futre tem uma agenda complicadíssima e tivemos que decidir. Na expetativa de não haver tolerância de ponto, optámos por contratualizar com ele quatro vindas à Figueira – conferência de imprensa, chegada dos Reis, desfile noturno (dia 18) e desfile diurno (dia 19).

Por que é que na conferência de imprensa de apresentação dos Reis não foi referido que Paulo Futre não desfilava na terça?

Estava convicta que ele tinha dito que não vinha na terça. Não foi uma omissão, não foi propositado.

Mas os cartazes, com as fotografias dos reis, publicitam os desfiles de domingo e terça.

A FGT decidiu que os cartazes avançariam com a assumpção do Carnaval nos moldes tradicionais. (…) Admito que houve uma falha de comunicação.

Sentiu-se desautorizada pelo presidente da câmara municipal, que decidiu fazer o desfile na terça, contrariando a decisão da FGT?

Não. Até porque acho que só não recua e reavalia as situações quem não tem nenhum tipo de sensibilidade para estas questões, e eu tenho sensibilidade.

No dia 21, a rainha (Margarida São Pedro) vai desfilar sozinha?

Sim, mas ela vale por dois (risos).

Duas dezenas de restaurantes da cidade estão a organizar festivais gastronómicos. A FGT vai apoiá-los?

Acho muito bem que promovam os seus produtos dessa forma. Estamos a tratar, para a Páscoa, de um grande evento concentrado num espaço fechado, envolvendo a restauração local.

Em que espaço vai a FGT realizar o certame?

Não posso adiantar. Na próxima semana, a FGT vai começar a fazer contactos, para perceber se os agentes da restauração querem ou não aderir ao evento. (…) Este evento e o dos restaurantes são complementares.

Esta entrevista pode ser ouvida na íntegra no programa “Clube Privado” da Foz do Mondego Rádio (99.1FM), às 19H00 de sexta e de sábado e às 22H00 de domingo, e em www.asbeiras.pt

4 Comments

  1. Afinal culpa é do Futre. Futriquisses

  2. Só há um espaço fechado para a realização de um grande(?) evento gastronómico na Figueira: O Lado de Lá. Porquê manter o silêncio… Porquê continuar a agir na mediocridade do segredo? Como é possível realizar um evento, que se pretende de nível, a menos de 2 meses da Páscoa ( ou será na Páscoa de 2013 ?!) sem programação, planificação do tema, escolha e motivação dos agentes de restauração , objectividade e divulgação. A sra vereadora desconhece o BÁSICO: PLANIFICAÇÃO ATEMPADA. Cuidado que um 2º acto da " finta do Futre" poderá acontecer, porém a Figueira não está interessada em assistir, melhor, não o merece!

  3. José Guardado - Vais says:

    Mas qual é o problema? Na Figueira não há Carnaval todo o ano? Pelo menos em termos de política local não há dúvidas…

  4. Só existe, na Figueira, um espaço fechado que pode proporcionar um evento gastronómico desta estirpe: O Lado de Lá. A não ser que a velha solução da Tenda, sem o mínimo de condições higiénicas e de alto risco de segurança e fé em Deus, aliás comprovado na passagem de ano, prevaleça. O que se lamenta é que a sra. vereadora, a menos de dois meses da Páscoa, reserve um estúpido e inquietante secretismo sobre o tipo de evento gastronómico, bem como do local do hipotético certame. A sra vereadora não aprendeu, e inscreve um 2º acto da carnavalesca futriquisse, que é, SEMPRE, necessário uma PLANIFICAÇÃO ATEMPADA, no caso,com os agentes da restauração, contextualizada na tipificação do evento, finalidade, estrutura de localização épocal/geográfica e divulgação. E neste particular de divulgação, a FGT, como já é hábito, dá-se ao luxo de ignorar as dezenas de milhares de visitantes do Carnaval. … e pensavam os figueirenses que os foguetes da passagem de ano lhe iriam proporcionar um guinesss de criatividade objectiva!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*