Tribunal da Marinha Grande julga 14 suspeitos de tráfico de droga em fevereiro

Posted by
Spread the love

O Tribunal da Marinha Grande começa a julgar, no próximo dia 6 de fevereiro, 14 arguidos acusados pelo Ministério Público (MP) dos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa e detenção de arma proibida.

Dos 14 arguidos, três são cidadãos estrangeiros, pelo que incorrem numa pena acessória de expulsão do território nacional.

O despacho de acusação do Ministério Público refere que, entre abril de 2009 e julho de 2010, oito dos arguidos se uniram “voluntariamente para cooperar e originar um grupo”, com o objetivo de “comprar (…) e vender cocaína, heroína e cannabis”, para “obterem elevadas vantagens patrimoniais decorrentes dos lucros da atividade criminosa”.

Segundo o Ministério Público, o grupo distribuía “o grosso a outros traficantes, em redes locais de distribuição que criaram”, nomeadamente em “Porto de Mós e Marinha Grande”. Os arguidos terão ainda realizado venda direta a “consumidores e pequenos traficantes em Leiria, Nazaré, Alcoentre, Porto de Mós, Marinha Grande e Albufeira”.

A acusação refere ainda que a organização “tinha estrutura piramidal, com distribuição concreta de funções e tarefas a todos os arguidos”. O documento salienta ainda que três dos arguidos têm “ligações ao tráfico internacional onde se abasteciam diretamente”.

O Ministério Público alerta para a “atuação concertada, volume diário do produto transacionado e a ligação direta a abastecedores internacionais”, que revelam “uma ameaça elevada para a vida, saúde e organização da sociedade portuguesa”. Os arguidos têm idades entre 21 e os 57 anos e três deles têm antecedentes criminais ligados ao tráfico de droga.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.