Primavera Musical apresenta seis concertos em Castelo Branco

O festival Primavera Musical em Castelo Branco apresenta este ano seis concertos que incluem música clássica e fusão de estilos e ainda uma conversa de bastidores com a cantora de jazz Stacey Kent.

O programa foi apresentado na noite de quarta-feira a par de um concerto com o pianista Tomohiro Hatta, primeiro espetáculo do cartaz que se estenderá até 01 de junho.

Carlos Semedo, diretor artístico do festival, garantiu que apesar do corte de 38 por cento do financiamento por parte da secretaria de Estado da Cultura em relação a 2011, “houve grande preocupação em manter a qualidade”.

Para 25 de abril, no programa do festival, está marcada a estreia em Portugal do coral The Orlando Consort, que em parceria com outros três músicos com sons orientais formam o projeto Mantra.

O concerto retrata a chegada dos missionários jesuítas portugueses a Goa e pretende mostrar o contraste entre a música local e a que os jesuítas levaram para difundir a crença religiosa.

Segundo Carlos Semedo, “é um concerto de fusão entre as duas perspetivas, umas vezes em diálogo, outras em oposição”.

Para dia 02 de maio está marcado o regresso a casa de Saul Picado, pianista formado em Castelo Branco até seguir estudos superiores no estrangeiro.

Juntamente com Carla Santos ao violino formam o Dryads Duo, vencedores do prémio jovens músicos em 2011.

Para 16 de maio está marcada uma conversa de bastidores com a cantora de jazz Stacey Kent que antecede um concerto na cidade (fora do programa do festival).

No encontro será abordada a relação da artista com o português, “na sequência da aprendizagem da língua à qual se tem dedicado”, destaca Carlos Semedo.

A 18 de maio apresenta-se o Ensemble de Palhetas Duplas, sob direção de Francisco Luís Vieira, e no dia 26 será a vez do Moscow Piano Quartet.

O festival termina com o espetáculo “Centímetro Zero” pelo duo de piano a quatro mãos All Light (Isabella Turso e Maurizio Dini Ciacci).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*