Presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria faleceu

O presidente da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), José Ribeiro Vieira, morreu esta sexta-feira, numa unidade hospitalar de Lisboa, aos 68 anos, disse fonte da instituição.

José Ribeiro Vieira, presidente do conselho de administração do Grupo Movicortes, era diretor do Jornal de Leiria e do Região de Cister, de Alcobaça.

“É uma grande perda para as empresas, para a família e amigos, mas igualmente para a região, dada a sua intensa atividade cívica”, disse à agência Lusa o diretor adjunto do Jornal de Leiria, João Nazário.

Por seu turno, Nuno Mangas, presidente do Instituto Politécnico de Leiria, instituição onde José Ribeiro Vieira assumia as funções de presidente do Conselho Geral, sublinhou que este “era um grande empresário e um homem notável”.

Nuno Mangas destacou, em declarações à agência Lusa, que “foi, e continuará a ser, um exemplo de empreendedorismo e de dedicação à sua terra. Deixa uma vasta obra empresarial, social e cultural”.

José Ribeiro Vieira foi vereador da Câmara de Leiria entre 1979 e 1982, membro da Assembleia Municipal entre 1985 e 1987, mandatário distrital da recandidatura de Ramalho Eanes à presidência da República em 1980 e da candidatura de Cavaco Silva, ao mesmo cargo, em 2010.

Oficial superior do exército, atividade que suspendeu em 1978, desempenhou vários cargos de direção em associações de caráter desportivo, cultural e empresarial, com destaque para a presidência da assembleia-geral da União de Leiria, do conselho fiscal do Clube de Ténis de Leiria e da JUVE, clube dedicado ao andebol na cidade.

Esteve na fundação da Associação para o Desenvolvimento de Leiria e era também membro da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES), tendo sido ainda presidente da assembleia-geral da ACILIS – Associação Comercial e Industrial de Leiria durante dois mandatos.

One Comment

  1. Domingos Neves says:

    Uma grande leiriense , que deixa uma obra notavel, a nivel social e economico.Um exemplo a seguir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*