Obras de 63 mil euros melhoram capela de São Pedro Balsemão em Lamego

Posted by

A capela de São Pedro Balsemão, situada nas imediações da cidade de Lamego, está a ser alvo de obras de conservação e valorização orçadas em 63 mil euros, anunciou a Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Esta intervenção está integrada no projeto “Redes de Monumentos do Vale do Douro” (financiado pelo FEDER e pelo Programa Operacional Regional do Norte) e deverá ficar terminada em abril.

Segundo a DRCN, trata-se de “uma das mais antigas igrejas de Portugal” e está classificada como Monumento Nacional desde 1921.

Os trabalhos de conservação e valorização “incidirão sobretudo na parte exterior da igreja e também na melhoria das instalações e das redes de iluminação”, explica em comunicado.

“Há mais de 30 anos que o imóvel não é alvo de trabalhos desta natureza, à exceção de reparações ligeiras e pontuais que se revelaram insuficientes para sanar anomalias e deficiências várias detetadas”, acrescenta.

Com esta intervenção, a DRCN pretende “renovar integralmente o aspeto exterior da capela e melhorar as condições de iluminação e visibilidade dos elementos do património no seu interior”.

A DRCN aproveitará para fazer “uma nova fase na promoção do monumento, como uma mais valia na valorização do território duriense alto transmontano” em que se insere.

A fundação da capela de São Pedro Balsemão remonta ao período da reconquista cristã (século X).

One Comment

  1. Agora falta melhorar o aceso.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*