Novo centro escolar de S. Pedro do Sul estará a funcionar em 2013

Posted by

A Câmara de S. Pedro do Sul espera ter a funcionar no arranque do ano letivo 2013/2014 o novo centro escolar da sede do concelho, que representa um investimento de quatro milhões de euros.

O novo centro escolar, cujo projeto foi apresentado publicamente, terá capacidade para 550 crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do ensino básico.

“Está lançado o concurso da obra, estamos a aguardar até ao final do mês as propostas das diferentes empresas para iniciarmos o mais rapidamente possível a edificação”, afirmou à agência Lusa o vereador responsável pelo pelouro da Educação, Rogério Duarte. O centro escolar deverá ficar concluído em agosto de 2013.

Segundo Rogério Duarte, terá “seis salas para educação pré-escolar, quinze salas para o primeiro ciclo do ensino básico, refeitório com capacidade para 250 refeições em simultâneo e uma cozinha onde serão também confecionadas as refeições para outras escolas” da responsabilidade da autarquia.

Uma biblioteca, um auditório com 50 lugares sentados, um polidesportivo com bancada e outro ao ar livre, uma horta pedagógica e uma sala destinada a crianças com necessidade educativas especiais são outras das valências que ficarão disponíveis.

“Tivemos a preocupação de ter o maior número de valências possível para que as crianças desfrutem de um equipamento de excelência e que se transforme numa mais valia para a aquisição das suas aprendizagens”, sublinhou o vereador.

As crianças que encherão estes espaços são oriundas sobretudo “da cidade e de algumas aldeias periféricas”.

Nos últimos anos, encerraram no concelho de S. Pedro do Sul perto de duas dezenas de escolas, por falta de alunos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*