Nova fase de candidaturas para bolsas no ensino superior

Posted by

A contestação continuada dos estudantes parece agora ter dado frutos. Ontem, o Ministério da Educação e Ciência decidiu proceder à abertura de uma nova fase de candidatura a bolsas de estudo para estudantes que ingressaram pela primeira vez no ensino superior público e privado (1.º ano de licenciaturas ou mestrados integrados) no presente ano letivo.

Em comunicado à imprensa, o ministério de Nuno Crato anuncia que o novo prazo de candidatura decorrerá entre os dias 16 e 31 de janeiro. Quanto às candidaturas, essas deverão ser formalizadas exclusivamente na plataforma da Direção-Geral do Ensino Superior(DGES), em http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Bolsas.

Ainda de acordo com a decisãotornada pública sexta-feira, os estudantes que se apresentaram ao concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2011 irão receber da DGES as suas credenciais de acesso à plataforma. Os restantes estudantes e aqueles que não recebam as referidas credenciais até ao dia 16 de janeiro devem dirigir-se aos serviços ou gabinetes de ação social das instituições de ensino que frequentam. Também no sítio da DGES estão disponíveis informações sobre o processo de candidatura.

Para lá do novo prazo, o comunicado avança ainda que “as candidaturas apresentadas que não foram objeto de decisão final continuam em análise pelos serviços de ação social das instituições de ensino superior”.

Quanto aos atrasos verificados, que têm motivado o descontentamento geral das associações de estudantes, o ministério considera “necessário assegurar, no próximo ano letivo, uma análise mais rápida das candidaturas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*