Memórias de três concelhos de Lafões em arquivo no âmbito de projeto europeu

DR

Registos musicais e da tradição oral, vídeos, fotografias antigas e outros documentos históricos e científicos vão começar a ser recolhidos e catalogados este ano para o “Arquivo da Memória de Lafões”, no âmbito de um projeto europeu.

O “Arquivo da Memória de Lafões” ficará integrado no projeto TRAMONTANA (rede de arquivos multimédia de zonas de montanha do sul da Europa) e será coordenado pelas associações Binaural e Aldeias de Magaio, em articulação com outras seis entidades culturais de Espanha, Itália e França.

“Há muito que trabalhamos em questões ligadas ao audiovisual em zonas rurais. Este projeto insere-se dentro de uma estratégia mais recente de conciliar a criação artística mais contemporânea com recolhas do território, de património no sentido mais imaterial”, explicou à agência Lusa Luís Costa, presidente da Binaural e, mais recentemente, também das Aldeias de Magaio.

Segundo Luís Costa, apesar de estas duas associações terem até aqui trabalhado mais no território de S. Pedro do Sul, este projeto foi uma oportunidade de alargar a atividade aos outros dois concelhos de Lafões, Vouzela e Oliveira de Frades, até porque “há muitas tradições que são comuns aos três”.

O projeto arranca em maio e “vai passar por muitas recolhas de todo o tipo, como as ligadas à tradição oral, à memória do território em termos gerais, à vida social e às festividades sagradas e profanas”, entre outras.

“No fundo, todo o tipo de material antropológico destes territórios vai ser documentado e catalogado”, frisou o responsável, contando que atualmente até já existe alguma recolha, mas “há pouco sentido de organização do material”.

Com o cumprimento de “padrões elevados de qualidade em termos de organização do material”, este poderá futuramente ser usado em múltiplos contextos como, por exemplo, “para estruturar eventos, filmes ou ações educativas nas escolas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*