Festival “Andanças” pode deixar São Pedro do Sul e faz pausa este ano

Posted by

O festival de danças tradicionais “Andanças”, que há 17 anos se realiza em Carvalhais, São Pedro do Sul, vai ter este ano uma pausa para que a organização possa repensar o modelo e encontrar uma nova localização.

Ana Martins, da associação PédeXumbo, que organiza o festival, explicou esta terça-feira (17) à Lusa que o “Andanças” vai mudar de lugar “estritamente por razões de sustentabilidade ambiental” e que o concelho de São Pedro do Sul é uma das possibilidades para que em 2013 este volte a ter lugar.

Com cerca de 30 mil pessoas na sua última edição em Carvalhais, o “Andanças”, criado há 17 anos pela PédeXumbo para a promoção das danças tradicionais, deixou de ter “capacidade para crescer de uma forma ambientalmente sustentável” e a necessidade de um novo espaço “surgiu como essencial para a sua continuidade”.

Celorico da Beira é uma das possibilidades, mas a divulgação da nova localização do “Andanças” só será divulgada no final do próximo verão, disse Ana Martins.

Para que os amantes da dança não sintam “saudades” do festival, a PédeXumbo está a organizar uma versão do “Andanças em Mudança” já para Celorico da Beira, entre 01 e 05 de agosto, que terá na sua programação uma ideia nova, com 24 horas consecutivas de danças, que se chamará “Danças na Água” e decorrerá nas águas e margens do rio Mondego.

Ana Martins admitiu à agência Lusa que Celorico da Beira é uma forte possibilidade para a nova localização do “Andanças”, porque já tem toda a infraestrutura montada e tem acesso por comboio, “o que se integra na ideia de sustentabilidade ambiental perseguida pela organização”, e ainda o suporte paisagístico da Serra da Estrela, igualmente importante nessa dimensão de sustentabilidade.

Dar uma maior abrangência ao festival, com artistas de todo o mundo, é ainda um dos objetivos da PédeXumbo.

A organização sublinha que as parcerias com a Câmara de São Pedro do Sul e com a Junta de Freguesia de Carvalhais foram um “sucesso” e que apenas a questão do espaço físico onde tem decorrido o festival impõe uma alteração.

Além da mudança geográfica do “Andanças”, Ana Martins deixou ainda outra certeza: “Na edição de 2013, o festival vai surgir com outro modelo. Atualmente, o “Andanças” é um dos maiores festivais de danças tradicionais da Europa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*