Autarquia de Vale de Cambra e instituições apelam a “apadrinhamento de idosos”

Posted by
Spread the love

A Câmara de Vale de Cambra, em parceria com várias instituições do concelho, lançou o projetoApadrinhamento de Idosos“, que, apelando ao voluntariado, pretende estimular relacionamentos informais que ajudem a combater a solidão na terceira idade.

Elisabete Rocha é a vereadora da Ação Social na autarquia e adiantou à Lusa que a iniciativa resulta da constatação de que, “nas últimas décadas, ocorreram mudanças sociais com fortes implicações nas relações familiares”, pelo que muitos agregados sentem agora “a impossibilidade de conciliarem a vida profissional com a vida familiar e deixaram de poder garantir o devido apoio aos seus idosos”.

O projeto pretende, por isso, criar “uma verdadeira rede de proximidade informal que combata os momentos de solidão e de isolamento social, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos idosos através de pequenas ações e gestos simples do quotidiano”.

A vereadora explica que esse apoio implicará, da parte dos voluntários, visitas periódicas ao idoso e ajuda na realização de pequenas tarefas, como uma ida à farmácia, compras no supermercado ou acompanhamento em tarefas quotidianas, como tratar do jardim ou levá-lo ao cabeleireiro.

“É para isso que a câmara municipal está a apostar na captação de voluntários, pois só assim seremos capazes de promover a integração social destas pessoas”, afirma Elisabete Rocha.

Para além da câmara municipal, o programa “Apadrinhamento de Idosos” envolve cerca de duas dezenas de organismos de Vale de Cambra, entre instituições particulares de solidariedade social, conferências vicentinas ou agrupamentos de escuteiros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.