Catarina Miranda estreia “Mazezam” na Casa das Artes de Coimbra

Posted by

DR

A artista Catarina Miranda estreia este sábado (14), na Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto (FBB), a performance “Mazezam”, já apresentada em Berlim, onde a criadora reside.

A peça da autoria de Catarina Miranda “parte da análise de estados intermediários de perceção presentes”, conforme são descritos na obra “Bardo Thodhol” (Livro Tibetano dos Mortos).

Movimento, ação, luz e som “são desenvolvidos autonomamente” na “performance”, explicou Catarina Miranda, artista que trabalha com coreografia. Rosabel Huguet atua também no espetáculo, cuja composição sonora é assinada por Jonathan Uliel Saldanha. A performance, já exibida no espaço Altes Finanzamt, em Berlim, é apresentada dias 20 e 21 no Balleteatro, Porto.

Marcando a entrada em 2012 da Marionet, a companhia de teatro acolhe ainda, no sábado à noite na Casa das Artes da FBB, a performance “Sound Cut-up” conduzida por Jonathan Saldanha.

“É uma colagem sonora de músicas de Jonathan Saldanha. O centro da sala é ocupado com um dispositivo de luz – a ‘dream machine’, de Brian Gyson, celebrizada por William S. Burroughs”, explicou Catarina Miranda.

Catarina Miranda nasceu em Coimbra em 1982 e é licenciada em Artes Plásticas/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É membro dos coletivos Piso, Gentileza e Flocks&Shoals.

Jonathan Saldanha é multi-instrumentista e fundador e produtor do Coletivo Soopa. Em 2011, lançou o álbum “The Earth as a Floating Egg”. editado pela Wordsound, de Brooklyn.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*