Update: Patentes

Spread the love

Norberto Pires

De vez em quando vou aos sites web do registo de patentes mundiais para ver o que se inventa. E aparecem coisas verdadeiramente assombrosas, de tão ridículas e patetas.

Ao ponto de dar comigo a pensar o que é que terá levado os seus autores a registar tamanhas idiotices. Mas a seguir verifico, com alguma frequência, que algumas dessas invenções tiveram sucesso comercial, o que, de facto, só pode ter como resultado uma longa e saudável gargalhada.

Eu sei que muita gente adora cães, e os trata melhor do que trata outros seres humanos, mas o que é que leva uma pessoa a inventar uma trela-guarda-chuva? Ou pensar que alguma vez um cão permitirá que se instale um dispositivo destes?

O registo de patentes tem como objetivo garantir a autoria e propriedade de uma ideia, dispositivo ou tecnologia. Significa que há um problema para resolver, ou como é comum hoje em dia, uma necessidade consumista para criar. Em todos os casos pretende-se proteger a propriedade comercial e industrial contra cópias e abusos. Mas ao olhar para muitas patentes ficamos com dúvidas se o problema não é mesmo a sanidade mental de alguns autores.

Um guarda-sol para cervejas? É uma patente americana de 2008. Muito útil para oferecer, como anedota, ao nosso melhor amigo (amante de uma boa cerveja).

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.