SMTUC têm dois novos autocarros e bilhetes mais caros

Spread the love

A frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) tem, a partir de hoje, dois novos veículos. O investimento ascende a 300 mil euros e contou com o apoio do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT).

Os autocarros já dispõem de iluminação led, ar condicionado e permitem que mais de 90 pessoas – 39 delas sentadas – circulem nas melhores condições de segurança.

A primeira viagem de um dos novos veículos teve lugar ontem e contou com a presença do presidente da câmara, João Paulo Barbosa de Melo. O autarca teve ainda oportunidade de, antes da viagem, conhecer a nova sala de formação dos SMTUC e os projetos previstos para a instalação do simulador de condução e nova sala de convívio.

A sala de formação tem vindo a ser usada para ensinar os agentes únicos (motoristas) sobre o novo sistema de bilhética. É que, segundo o DIÁRIO AS BEIRAS apurou, alguns dos autocarros já irão dispor na segunda quinzena deste mês do novo sistema. Para além do desafio tecnológico, a nova bilhética vai permitir a introdução de um novo tarifário a partir de Janeiro de 2012.

O aumento previsto é da ordem dos cinco por cento, apesar de haver títulos cujo preço fica igual (por exemplo, o passe geral que fica nos 35 euros) ou até diminuem (é o caso do passe de estudante que passa dos 23 para 22 euros). Os bilhetes pré-comprados de viagens sobem de dois para 2,20 euros (três viagens) e o bilhete de motorista passa de 1,50 para 1,60 euros . Quanto ao bilhete para 1 dia família numerosa, o preço passa a ser de 0,70 euros, sendo válido para toda a rede com limite de sete viagens/dia.

17 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.