Siza Vieira, Alcino Soutinho e Souto de Moura honoris causa na Universidade de Aveiro

Os arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Alcino Soutinho vão receber no próximo dia 15 um doutoramentoHonoris Causa” pela Universidade de Aveiro (UA), instituição que comemora 38 anos.

A cerimónia comemorativa decorrerá pelas 14H15, no auditório da Reitoria, estando prevista a presença do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou hoje a Universidade.

A atribuição dos títulos Honoris Causa aos arquitetos Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Alcino Soutinho é justificada por serem «figuras ímpares e protagonistas na construção da identidade da UA», e, juntamente com outros mestres, “responsáveis por transformarem o Campus Universitário num ícone da arquitetura nacional”.

A Biblioteca da Universidade e o Depósito da Água têm a assinatura do arquiteto Álvaro Siza Vieira, pertence ao traço de Eduardo Souto de Moura o edifício do departamento de Geociências, e foram desenhados por Alcino Soutinho os departamentos de Química e de Engenharia Cerâmica e do Vidro da Universidade de Aveiro.

Na cerimónia do 38.º aniversário da universidade, que será presidida pelo reitor, Manuel António Assunção, além da intervenção prevista do primeiro-ministro, deverá usar da palavra o presidente da Associação Académica, Tiago Alves e serão distinguidos os melhores alunos com prémios e bolsas de estudo atribuídos por empresas e outras entidades parceiras da instituição.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*